O papel da logística nas organizações

Em um mercado cada vez mais competitivo, muitas organizações buscam diferenciais. A aplicação eficaz da logística gera uma vantagem competitiva, uma vez que, para tanto, a empresa realiza planejamentos para armazenar, para transportar e para controlar um determinado produto. Para acompanhar as mudanças de mercado, as organizações passam por transformações e investem em pesquisa e em desenvolvimento da logística. O resultado é a entrega de um produto/serviço mais rápido e com a qualidade que o cliente almeja.

A economia tem influenciado as organizações a buscarem novas estratégias e se prepararem para as mais diversas situações que envolvam os stakeholders (grupos impactados pela empresa), possibilitando que algumas delas estejam à frente da concorrência no que se refere à obtenção de vantagem competitiva, e,
consequentemente, de retorno financeiro acima do esperado pelos sócios.

Independentemente do tamanho de uma empresa, uma vez que ela produza um bem ou serviço, utilizará a logística do transporte. A logística tem como função buscar o caminho com menor custo e maior rapidez. No entanto, não podemos esquecer que isto pode ser relativo, pois há ocasiões em que a rapidez vai gerar mais custos, entretanto, será agregado maior valor ao produto por chegar ao destino em menor tempo.

A empresa deve investir em pessoas qualificadas e treinadas e buscar novas tecnologias para planejar as rotas desde a busca pela matéria prima, passando pelo setor de vendas até chegar aos compradores, sejam eles de grande porte ou não. Se a empresa possuir um bom planejamento, consequentemente, economizará tempo e dinheiro.

Quando uma corporação passa por uma reestruturação no seu ambiente interno ou externo, isto acarreta mudanças, seja no espaço físico, seja no quadro de funcionários, ou até mesmo na segmentação de mercado. Independente do ramo em que a empresa atua, ela deve desenvolver estratégias competitivas para estar à frente dos concorrentes, por uma questão de sobrevivência no mercado. Desta forma, evitando gastos desnecessários e reduzindo custos, a empresa certamente alcançará seus objetivos.

A logística é imprescindível quando se trata de obter um diferencial sobre seus concorrentes. Afinal, o comércio eletrônico vem ganhando força, e, neste contexto, a logística se faz mais presente do que nunca, conectando a fábrica, as lojas e o consumidor. Uma empresa que não utiliza a logística como ferramenta para melhorar o desempenho, tem grande chance de ser ‘engolida’ por outras empresas, independente do ramo em que atua.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, e as empresas precisam se adequar a esta nova realidade. Estabelecer uma logística eficiente, possibilita o crescimento da mesma, bem como o fortalecimento da reputação da organização frente ao mercado competitivo atual.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.