A gestão de pessoas é estratégica para um negócio à proporção que envolve um conjunto de práticas relacionadas a recursos materiais e capital humano que precisam estar vinculados aos objetivos do negócio, para contribuir para o alcance dos resultados da empresa, gerando vantagem competitiva em um mercado exigente em inovação e performance.
Desse modo, o planejamento estratégico de políticas e práticas de gestão de pessoas interfere diretamente no desempenho organizacional, para a sobrevivência da empresa e o alcance de uma posição de destaque no segmento de atuação.
É imprescindível que as empresas realizem um planejamento e gestão estratégica de pessoas, como também tenham foco para implementar e acompanhar os resultados, legitimando ou não a eficiência do planejamento organizacional.
A implementação de um planejamento deve traduzir as estratégias da gestão de pessoas para o êxito do negócio e, é necessário avaliar o planejamento implementado continuamente para possíveis correções durante o andamento das atividades programadas.
Assim sendo, a abordagem estratégica em gestão de pessoas parte do entendimento que a organização trabalha em um ambiente dinâmico, que recebe influências de forças externas e internas, em constante mudança, o que requer a adoção de novas estratégias para a empresa manter-se competitiva.
Artigos Relacionados
0 Comentários