A estratégia empresarial é presença contínua, ainda que de modo não assumido, na tomada de decisões dentro das organizações. Um processo de aprendizagem seguro é aquele que é desenvolvido em comum no seio da organização, que é compreendido pela sua experiência e é tornado público, estável e partilhado.
O processo de aprendizagem é geralmente conservador, inclui as tendências existentes e é amparado na estrutura do sistema de crenças, pois a organização cria-o do mesmo modo que é criado o conhecimento na investigação e os mitos em outras organizações sociais.
O conceito de Gestão Estratégica tem tido uma evolução considerável. Antes se via a empresa como um computador onde as peças tinham que funcionar como uma engrenagem e a função da gestão estratégica era apenas a de olear a máquina para evitar atritos, isto é, a empresa era uma vida de tática para um dia de estratégia.
A gestão é tida como o processo pelo qual as pessoas formalmente encarregadas da organização tentam dirigir, guiar e orientar aquilo que ela faz com um sistema de autoridade personificado por um líder ou por uma hierarquia que tecem o esforço global de todos os elementos.
Portanto, a estratégia é o processo em que se lida com o posicionamento da organização nos nichos de mercado decidindo que produtos são produzidos e para quem. Refere-se ao modo como o sistema coletivo, chamado organização, estabelece e, se preciso, muda a sua orientação básica.
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