O ambiente turbulento mundial traz como consequência o ceticismo em desenvolver planos estruturados de negócios e usar gestão estratégica como ferramenta de administração. Há diversas forças que atuam nos mercados estabelecendo-lhes mudanças que requerem planejamento, organização e controle.
O século XXI trouxe novos horizontes com a globalização, a revolução tecnológica, a inovação em diversos setores, e a velocidade com que as decisões precisam ser tomadas. O mundo dos negócios precisa otimizar seus recursos e processos para o alcance dos seus resultados.
O processo de gestão estratégica considera continuamente as forças causadoras de mudanças, suas tendências e impactos, que determinaram a formulação de estratégias e competências para adicionar valor ao negócio.
Para desenvolver um processo de gestão estratégica organizacional deve contar com a experiência dos gestores e seu esforço em definir objetivos de longo prazo e processos estruturados na organização.
Assim, durante a elaboração de um plano estratégico que os tomadores de decisão da empresa, analisam as forças que geram mudanças no mercado em que atuam, atentando para a crescente complexidade do ambiente de negócios. Esses temas podem estar associados ao sucesso ou ao fracasso da organização e sempre devem fazer parte da rotina empresarial.
Artigos Relacionados
0 Comentários