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A Contabilidade de Custos é a parte da ciência contábil que se dedica ao estudo racional dos gastos feitos para se obter um bem de venda ou de consumo, quer seja um produto, uma mercadoria ou um serviço. Ela determina o lucro, possibilita o controle das operações e auxilia o administrador no processo de tomada de decisão, visto que a contabilidade é um meio para ajudar a empresa a atingir os objetivos.

É importante que a definição do preço de venda leve em consideração todos os custos e as despesas envolvidos na operação compra-venda. Para atingir os objetivos, é indispensável que as empresas trabalhem com preços de venda competitivos e, ao mesmo tempo, lucrativos.

Estabelecer o preço de venda é uma das decisões mais importantes a serem tomadas pela empresa. A resposta à questão “Por quanto devem ser vendidas as mercadorias/produtos/serviços?” pode representar o sucesso, a rentabilidade, a competitividade ou não da empresa, e, consequentemente, a existência dela.

Na elaboração do preço de venda existem vários métodos que podem ser utilizados. De acordo com Bianchi (2007, p.5), podem ser:

  • Método baseado no custo da mercadoria;
  • Método baseado nas decisões das empresas concorrentes;
  • Método baseado nas características de mercado;
  • Método misto.

Como formar o preço de venda?

Além do aspecto financeiro, a definição do preço de venda deve levar em conta o aspecto mercadológico. O preço deve estar próximo do praticado pelos concorrentes diretos da mesma categoria de produto e de qualidade. Também devem ser considerados o nível de conhecimento de marca, o tempo de mercado, o volume de vendas já conquistado e a agressividade da concorrência.

É preciso ter um bom planejamento, com as metas claras de lucratividade e o dimensionamento da capacidade de vendas. Os preços podem ser fixados com base nos custos, no mercado ou numa combinação entre ambos. Desse modo, na elaboração da formação do preço de venda, a empresa não pode levar em consideração apenas os fatores internos, mas também deve observar os fatores externos que possam interferir no processo de formação do preço de venda.

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