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As empresas devem atentar-se às inovações que surgem no mercado e buscar diferenciação, criando vantagens estratégicas junto ao cliente para se destacarem em meio à concorrência. Em meio à pandemia, tivemos uma grande movimentação do mercado no âmbito virtual em todos os seguimentos do comercio de produtos e de serviços. A venda e a divulgação on-line ganharam força como escapatória para a sobrevivência de muitos empreendedores.

Nesse contexto, a logística se tornou uma ferramenta essencial para alcançar o êxito. Cada etapa deste processo deve buscar a eficiência e eficácia, desde os fornecedores, o local do centro de distribuição, a escolha da rota e os veículos utilizados, estes fatores, se otimizados, podem trazer inúmeros benefícios a serem percebidos posteriormente pelo consumidor final.

De acordo com Christopher (2007), o bom serviço oferecido ao cliente pode ser o diferencial entre a permanência e o desenvolvimento de uma empresa e a dos concorrentes dela, ou seja, a satisfação do cliente em adquirir um produto/serviço que atenda as expectativas pode se tornar um diferencial competitivo perante os concorrentes no mercado.

Ao realizar uma compra, o cliente espera que suas expectativas com relação ao produto ou serviço sejam alcançadas. Sendo assim, o conjunto de atrativos como: fotos, layout, produtos inovadores e outras qualidades, somados a uma entrega segura e pontual, é fundamental para encantar e fidelizar o cliente (SAMICO, 2020).

Atualmente, as empresas buscam estratégias para aumentar o faturamento, mas também meios para sobreviver no mercado. Com consumidores mais exigentes a cada compra, as empresas precisam se adequar para atender a estas novas especificações. Nesse contexto, uma logística eficiente, muitas vezes, possibilita que as organizações permaneçam e cresçam mediante a alta competitividade.

A logística precisa ser administrada de forma correta para que possa trazer vantagens competitivas em relação a redução de custos e a fidelização dos clientes. Com o resultado da sinergia dos fatores citados, a marca ou serviço se estabiliza no mercado.

Em todas as etapas da compra ou da prestação de serviço, é necessário ter, como valor principal, a clareza e a responsabilidade nas informações, estabelecendo os prazos coerentes com a realidade e delimitando a possibilidade de alteração dos prazos conforme imprevistos.

O cliente é o principal responsável por manter o negócio vivo, logo, a satisfação do mesmo é fator importante, que deve ser prioridade. Por isso, é importante que a empresa seja transparente e integra, agindo com idoneidade quanto ao prazo estipulado, que deve ser cumprido. O cliente está no fim da cadeia de suprimentos e representa o termômetro de que o recebimento do produto/serviço aconteceu como esperado e dentro do prazo estipulado.

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