Mesmo com o avanço das tecnologias e as mudanças do mercado, existem princípios que não ficam pra trás. A agenda física, por exemplo, é uma ferramenta que ficou pra trás com a evolução e o surgimento de agendas virtuais com alarmes e lembretes. Contudo, existem alguns pontos que jamais serão mudados e são eles que vamos abordar, focando no mundo das vendas.
- Primeiro contato/abordagem
A forma como acontece o primeiro contato com o cliente é um fator determinante para o sucesso da venda, pois, a partir desse momento, ele chega até você por X meios de divulgação do seu serviço ou produto. Este contato forma a primeira experiência sobre a imagem da sua empresa. A simpatia, a educação e a empatia são características indispensáveis nesse momento para deixar o cliente confortável em relação ao que você está apresentando, trazendo confiança na sua fala, enquanto vendedor. - Clareza na mensagem
Seja sobre um produto ou um serviço, deve-se ter clareza absoluta sobre todas as questões que envolvem o que está sendo vendido. Desta forma, quando houver alguma dúvida sobre o que foi prometido, você terá base pra reafirmar a informação passada. Este ponto é um diferencial, pois traz ao cliente a segurança sobre o está adquirindo, ele sai munido de conhecimento sobre o produto/serviço em questão. - Conhecimento
Pode passar o tempo que for, a aquisição de novos conhecimentos não deixa de ser fator determinante ao vendedor. Esta serve também para a renovação de ideias, a reformulação de estratégias e de ferramentas. Afinal, o mundo e as pessoas mudam, e quem deseja sucesso em vendas precisa estar atualizado para obter uma melhor abordagem com o público de personalidades distintas. - Servir
A consequência do ato de servir é receber. O cliente precisa sentir o que está recebendo com a aquisição do que estar sendo vendido. Seja a experiência do primeiro contato, seja a atenção qualificada no atendimento, o cliente precisa sentir que deve fechar o negócio, ou seja, conquistado com o que foi oferecido nesse primeiro momento. - Ousadia
Ficar preso ao “e se não der certo” é o grande erro de muitos profissionais. Há uma grande verdade dita por Gustavo Zanatta: “o não você já tem, então, só lhe resta buscar pelo sim”. O vendedor com excelência não teve temer a tratativa da venda, não deve temer a mudança seja de postura, de características ou de ambiente.
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