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A gestão estratégica de pessoas apresenta a necessidade de acompanhar, mensurar e avaliar o impacto das práticas de Gestão de Pessoas no desempenho da organização, sob o risco de se omitir a importância das atividades por não validar a contribuição estratégica para a empresa.

Os gestores da área de recursos humanos devem deixar claro para a alta administração da empresa a contribuição econômica associada à sua função e os esforços de quantificação de sua contribuição para as estratégias organizacionais.

Para avaliação dos resultados em Gestão de Pessoas, as práticas mais tradicionais incluem o uso de indicadores quantitativos, como absenteísmo e rotatividade, avaliação de sistemas, como o número de horas de treinamento por ano por funcionário, e assim por diante.

Esses indicadores muitas vezes não vinculam as dimensões da gestão de pessoas ao desempenho da organização, mas a eficiência de processos. Uma alternativa, para medir resultados de gestão de pessoas são índices quantitativos e qualitativos, como faturamento líquido por funcionário, qualidade de vida no trabalho, pesquisas de clima organizacional, entre outros.

Fazer a vinculação entre as práticas de gestão de pessoas e o desempenho da organização é um dos desafios mais significativos aos profissionais de recursos humanos que empregam a gestão estratégica de pessoas. Como opção, muitas empresas usam sistemas de gestão e avaliação de resultados em gestão de pessoas baseadas no conceito de alinhamento estratégico.

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