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Introdução
Segundo Oliveira (1997), liderar é exercer alguma forma de poder, é a capacidade de influenciar. A liderança é a capacidade de exercitar a autonomia e a humanização. É quando uma pessoa exerce um poder de persuasão no comportamento de outras pessoas. Toda organização tem necessidade de um líder para conduzir, orientar, transformar e obter os resultados almejados. Entender o desempenho e sucesso da empresa é crucial conhecer os estilos de liderança.
A liderança está presente em todos os momentos e situações, seja na vida pessoal ou organizacional. No livro O Monge e o Executivo, James Hunter (2004, p. 25) aponta que liderança é “a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”, ela ocorre como um fenômeno social.
1 Conceito de Liderança
O conceito de Liderança é o ato de induzir/incentivar as pessoas a fazerem algum trabalho. Isso é completamente diferente de impor, obrigar ou coagir as pessoas a agirem. Daí vem à diferença entre o Líder e o Gerente. Líder é a pessoa a quem as pessoas veem como uma referência a ser seguida. Pode-se ser líder pelo poder, carisma, referência etc. Já o gerente, atua pelo cargo (poder) e fazendo o monitoramento das atividades. São perfis totalmente diferentes.
A liderança pode ser nata ou aprendida. Este é um mito comumente discutido. Qualquer pessoa pode aprender a ser líder, umas pessoas têm mais facilidade do que outras. Maximiano (2000) afirma que “o estilo de liderança é a forma como o líder se relaciona com os integrantes da equipe, seja em interações grupais ou pessoa a pessoa”. Dependendo do líder, ele vai centralizar ou compartilhar a autoridade com os liderados.
Estes estilos são reconhecidos desde a Antiguidade clássica. O estilo pode ser autocrático, democrático ou liberal.
1.1 Líder Autocrático
Gera centralização. Este é o líder concentrado no autoritarismo. O estilo autocrático pode degenerar o tornar-se patológico, transformando-se no autoritarismo. O líder impõe as próprias ideias e decisões sem nenhuma participação da equipe.
1.2 Líder Democrático
Há divisão dos poderes entre líder e equipe, quanto mais as decisões forem influenciadas pelos colaboradores, mais democrático será o comportamento do líder. O líder orienta e motiva a participação de todos da equipe. A ênfase está no líder e na equipe.
1.3 Líder Liberal
O líder delega totalmente as decisões para equipe sem controle algum e fica completamente à vontade. É mínima a participação do líder.
2 Perfil Comportamental
O perfil comportamental é uma ferramenta de gestão de pessoas, essencial para que a empresa consiga identificar as competências relacionadas às atitudes dos colaboradores. É possível detectar aptidões e, ainda, fazer uma análise preditiva de como as pessoas agem ao depararem com as adversidades. Quais os quatro perfis comportamentais?
2.1 Comunicador
São pessoas com o perfil comunicador, extremamente hábeis em se relacionar, com oralidade clara, mudam de assunto facilmente. Além disso, são carismáticas e divertidas e têm um grande poder de persuasão, contagiando a todos com os próprios planos. Ainda, o comunicador adora novidades e se entusiasma facilmente com novos projetos. No entanto, precisa desenvolver o lado analítico e planejador, pois potencializa a energia em projetos que podem não ser prioridades no momento ou, até mesmo, pouco viáveis.
2.2 Analista
Os líderes analistas gostam de rotinas, são organizados, detalhistas e têm a inteligência e intelectualidade como características predominantes. Logo, são ótimos na resolução de problemas com dinamismo e eficiência. O ponto de desenvolvimento deste tipo de liderança são o pessimismo e a introversão, o que pode atrapalhar um pouco na comunicação com os outros membros do time. Além disso, são perfeccionistas podendo comprometer entrega das demandas.
2.3 Planejador
O perfil planejador é aquele profissional que traz estabilidade para qualquer equipe. A característica marcante deste tipo é a paciência, o seguimento de regras e não perde o ritmo independente da situação. Mesmo sendo planejadores, costumam ser conservadores, o que não permite uma maior flexibilidade de pensamento, que é fundamental na improvisação de demandas imediatas e na resolução de desafios.
2.4 Executor
Executor que enfrenta todos os desafios na empresa com força e determinação. São líderes por natureza, pessoas competitivas e autoconfiantes. Coloca em prática qualquer projeto que foi solicitado sem nenhuma objeção. Pontos de melhoria desse perfil é que ele pode ser autoritário, por isso, ele se afasta um pouco do time. Como é bastante competitivo, o executor pode acumular muitas tarefas para si, o que chega a reduzir o espírito de coletividade na equipe.
O material no QR Code conta com informações complementares sobre os perfis e um teste Estilo Comportamental do Empreendedor para você saber em qual se encaixa:
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Fonte: Desafio do Empreendedor
Conclusão
A liderança é processo contínuo de tomada de decisões, acertos e erros que permite à empresa atingir os objetivos dela. Um verdadeiro líder consegue se moldar a cada situação. A liderança cuidadora é sempre notada pela equipe. Se ela está motivada e alcança os objetivos pretendidos, é sinal que há uma liderança que ativa e respeitosa, sendo assim, é transformadora, que orienta a equipe. O líder pode utilizar todos os estilos de liderança, de acordo com a necessidade, a tarefa e as pessoas. Cabe a um bom líder conhecer os perfis dos deliberados e equilibrar as práticas a partir disso.
Referência Bibliográficas
CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações.7.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
BENNIS, Warren. A formação do líder. Tradução de Marcelo Levy. São Paulo: Atlas, 1996.
MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Teoria geral da administração: da escola científica à competitividade em economia globalizada. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2000. MAXIMIANO, A. C. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HUNTER, J. C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.
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