Curso de Excel Gratuito

QUERO PARTICIPAR

A gestão de carreiras é um assunto fundamental aos indivíduos na condição de profissional e para as organizações. Isto acontece porque a gestão de carreira proporciona um posicionamento sobre o planejamento da vida profissional e pessoal.

Dutra (2008) já definia que a gestão de carreira é um processo pelo qual os profissionais desenvolvem, implementam e monitoram metas e estratégias de carreira. Segundo o autor, a otimização desses processos, por meio de uma gestão estruturada de carreira, resulta em indivíduos mais produtivos e com resultados melhores. Peres (2011) complementa essa definição ao destacar a importância da continuidade desse processo ao longo do tempo.

O profissional que valoriza a gestão desta área adquire mais vantagem competitiva e consegue estruturar o crescimento da carreira de uma forma estruturada. Para que você consiga chegar aonde quer, precisa executar alguns passos.

  1. Cenário atual: Como será o pós-pandemia? Quais as competências que vão ser valorizadas? Quais competências preciso dar mais atenção? Neste passo, é preciso entender o cenário para que você possa aproveitar as tendências da melhor forma.
  2. Definir objetivos a curto, médio e longo prazo: Como você pode atingir um objetivo se não o conhece? Ou seja, é importante saber onde quer chegar pra poder traçar um plano, reduzir os riscos e, assim, se manter firme na direção dos objetivos.
  3. Auto avaliação: Quais competências – comportamentais e técnicas – você tem? Quais você ainda precisa desenvolver para alcançar seu objetivo? Qual sua motivação? Esse quesito também é importante definir. Para seguir um plano, é importante conhecer as razões que você tem por trás dele. Que motivos você tem para querer crescer profissionalmente? Por que você quer uma promoção? Por que quer trabalhar na empresa X? Encontre as suas razões, com sinceridade, porque isso ajuda a manter viva a vontade de seguir o plano.
  4. Cronograma das ações: Agora você deve avaliar o caminho que irá percorrer, após estabelecer os objetivos e o plano de ação, deve estabelecer a ordem e o prazo das ações. Divida o plano em pequenas metas mensuráveis. Dica: Tente trabalhar sempre com três cenários: o ideal, o mais provável e o se tudo der errado. É preciso considerar as três possibilidades.
  5. Pequenas vitorias: Comemore a vitória de cada passo planejado e efetuado com sucesso, todos eles têm uma importância individual mesmo fazendo parte de um todo. Além de comemorar as pequenas vitórias, deve-se aprender com as pequenas derrotas e atualizar o planejamento com base nas experiências adquiridas ao longo do caminho.

Tags: |

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile