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No ambiente corporativo, é indiscutível a necessidade de os gestores desenvolverem habilidades em relacionamentos interpessoais, já que o capital humano constitui o maior ativo de uma organização. É necessário que os gestores saibam explorar as potencialidades de cada um dos colaboradores, instigando-os a perceberem a importância de um relacionamento interpessoal saudável. Este entendimento é vital para que os objetivos propostos sejam alcançados, já que a consecução das metas depende do engajamento da equipe.

No contexto empresarial, há alguns conflitos inevitáveis, haja vista a diversidade de comportamentos, de percepções, de vivências e de valores dentro de uma mesma equipe de trabalho. Portanto, a habilidade de gerir os conflitos e utilizá-los como propulsores de inovações e de mudanças significativas é primordial. Quando as situações conflitantes são gerenciadas corretamente, podem representar uma grande oportunidade de crescimento e de aprendizagem para a organização.

Das competências exigidas em um ambiente de trabalho, a de comunicação é certamente uma das mais importantes. O gestor tem a necessidade de se fazer ouvir pelos colaboradores. De outro lado, ele precisa repassar as informações com clareza e objetividade para que a equipe realize as tarefas designadas de forma satisfatória. Tanto o emissor da mensagem, quanto receptor devem saber o que, quando e como falar, evitando não só o conflito em si, mas também os efeitos negativos dele.

Há várias maneiras de gerenciar situações conflitantes, vamos pontuar algumas formas: o diálogo, o acordo, a colaboração e o entendimento. A partir de cada uma destas ações, o gestor deve buscar resolver a situação sem que haja constrangimento das partes envolvidas e identificar as causas do conflito. Assim, é possível gerir os fatores e a equipe, desenvolvendo habilidades ou corrigindo comportamentos, para que essas situações sejam minimizadas futuramente.

Não é possível viver sem conflitos. Seja na esfera familiar, nas “rodas de amigos” ou no ambiente de trabalho, sempre haverá situações em que as partes discordarão. As pessoas e as organizações precisam aprender a administrar as situações conflitantes e a solucioná-las, de modo que o espírito de equipe e de colaboração não seja comprometido.

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