Curso de Excel Gratuito

QUERO PARTICIPAR

O conceito de gestão estratégica configura-se como o ato de administrar, de gerir pessoas, empresas ou situações, para alcançar o objetivo final estabelecido. Em todas as áreas da nossa vida, sejam elas pessoal, profissional, afetiva ou espiritual, é preciso gerenciar algo a fim de obtermos sucesso.


Ao definirmos o conceito de estratégia, este une-se ao de gestão, pois ambos atuam em conjunto para a conquista do objetivo final. Estratégia define-se como o padrão ou o plano que integra as principais metas, as políticas e as sequências de ações das partes interessadas para que o todo realize a meta esperada.


Quando trazemos essas ferramentas para o âmbito das carreiras e dos talentos, ampliamos os conceitos definidos, utilizando estes para o crescimento profissional e o desempenho satisfatório. O indivíduo, ao definir um objetivo na trajetória profissional dele (cargo, local de trabalho, empresa que deseja trabalhar, etc.), deve estudar detalhadamente o campo que irá percorrer, a fim de identificar as possíveis oportunidades e os riscos.

Passos para uma gestão eficaz

A primeira atitude para uma gestão estratégica é conhecer o local onde se está atualmente e o objetivo dele. A partir daí, é possível detalhar as ferramentas que você já tem e aquelas que deve adquirir.

Conhecendo o terreno e os fatores externos que podem interferir, cabe a segunda atitude: definir as etapas e os passos/ações para alcançar o sucesso da missão. Após a fase de identificação e planejamento, a terceira atitude a ser tomada é a ação com a realização dos passos definidos, a definição de ferramentas e o cumprimento do plano determinado.

O crescimento na trajetória profissional e a evolução de uma habilidade/talento, depende da sensibilidade da empresa para identificar o talento e a evolução de cada colaborador, assim como fomentar a “fome de conhecimento”, oferecendo meios para tal.

As pessoas que anseiam por conhecimento não se conformam com o pouco, logo evoluem, produzem mais e melhor. No final dessa equação, a organização é beneficiada em eficiência e em eficácia dos colaboradores que inovam e trazem excelência ao que fazem.

O maior motor dessa evolução deve ser o próprio detentor de tal talento, interesse e conhecimento, o que não depende somente da organização. Você deve analisar constantemente se o local onde está é propicio para o objetivo delimitado e se você está cumprindo a missão que determinou.

Caso não, caro leitor, é hora de mudar de atitude, posicionar-se e retomar as rédeas da caminhada, você deve retornar para caminho do seu objetivo.

Você é o principal motor da sua vida. Cuide-se, ame-se e mova-se.

Tags: |

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile