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Diante do cenário que estamos enfrentando, contextualizado por inúmeras transformações tecnológicas, culturais, sociais e econômicas, o bom professor caracteriza-se por sua capacidade de adaptabilidade, flexibilidade, criatividade, criticidade e pesquisa. O perfil do professor pesquisador é essencial para o exercício do ofício docente, pois a curiosidade e a dedicação à pesquisa permitirão o acompanhamento das mudanças sociais, alinhamento entre teoria e prática em sala de aula, provocando nos estudantes o espírito investigativo, oportunizando novas descobertas e soluções científicas para problemas nos mais diversos contextos sociais. A comunicação do professor deve ser marcada pela clareza, objetividade e afetividade, estreitando assim os espaços de aprendizagem, uma vez que possibilita o acolhimento, a escuta ativa, a aprendizagem participativa, a conexão entre os sujeitos e, consequentemente, o compartilhamento de saberes.


É atributo do bom professor o domínio de novas metodologias, que não é uma forma pronta, um encaixe para todos, mas cabe uma sensibilidade para a escolha e diversidade de métodos, conforme a singularidade dos estudantes. Segundo Libâneo (1994, p.179), “as indicações das etapas para o desenvolvimento da aula, não significa que todas elas devam seguir um cronograma rígido, pois isso depende dos objetivos, conteúdo da disciplina, recursos disponíveis e das características dos alunos e de cada aluno e situações didáticas especificas”. Nesse sentido, para além do domínio de novos métodos, ressalta-se a relevância da capacidade de interação entre as partes, a subjetividade do docente, a experiência de vida e sua história, que balizarão a educação significativa.


A práxis docente também deve ser avaliada pela ótica de outros elementos que compõem e impactam diretamente o desempenho do educador, desde a estrutura de ensino disponibilizada, tempo destinado ao aperfeiçoamento profissional, além da participação em formação continuada a ser ofertada pela instituição de ensino, como norteadora para a inovação em sua prática. Os requisitos de uma prática docente de qualidade perpassam por um indivíduo motivado, curioso e que realiza constantes pesquisas para aprofundar os conhecimentos sobre diversas temáticas.

Uma prática docente humanizada e transformadora deve ter como propósito, para além de ensinar, um conteúdo ou técnica convergindo para a formação de sujeitos críticos, éticos e autônomos. Encantar-se com essa proposta de transformação social a partir da aprendizagem significativa em sala de aula será a âncora para a formação integral e a educação emancipadora.

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