As Competências Socioemocionais (Soft Skills), conhecidas também como habilidades humanas, são o futuro do mercado de trabalho. Muitos autores e pesquisadores falam sobre as competências socioemocionais. Dentre eles, está Daniel Goleman (autor de Inteligência Emocional). O livro Inteligência Emocional é um best-seller (está entre os livros mais vendidos no mundo!) e revolucionou o conceito de inteligência. O autor, que é Doutor em Psicologia, fala sobre uma inteligência que está além das capacidades técnicas de uma pessoa. O livro mostra os resultados de uma pesquisa realizada em Harvard que revelou que as competências socioemocionais são um fator-chave para o sucesso dos profissionais nas empresas. A pesquisa revelou que líderes que desenvolveram as competências socioemocionais e a inteligência emocional, performaram 40% acima das suas metas. O sucesso de um profissional, na atualidade, está intrinsecamente relacionado à capacidade desse profissional se relacionar com outras pessoas.
O que são Competências Socioemocionais?
As Competências Socioemocionais são habilidades humanas de relacionamento, empatia, respeito ao próximo, comunicação empática, escuta ativa e muito mais! O nosso cenário econômico mundial é bastante desafiador para as relações humanas. É por esses desafios que afirmo que o futuro do mercado de trabalho são as Competências Socioemocionais.
A gestão de conflitos é uma habilidade muito requisitada e pode ser muito bem desenvolvida por profissionais que apresentam um bom nível de inteligência emocional. O desenvolvimento de competências socioemocionais é a chave para a inteligência emocional. Ainda mais para o mercado de trabalho, que exige profissionais mais completos e flexíveis, adaptados para qualquer tipo de atividade, hoje ou para o futuro. Para desenvolver suas competências socioemocionais de forma fácil e divertida, conheça o livro “Competências Socioemocionais para o Mercado de Trabalho”, disponível na Amazon.
Por que precisamos desenvolver essas competências?
Essas e outras habilidades melhoram o desenvolvimento pessoal e profissional. Também ajudam no desenvolvimento de carreira, para que você possa ir mais longe. O futuro do trabalho são as competências socioemocionais, pois elas favorecem um ambiente de trabalho mais harmônico, uma conviência social mais saudável e influenciam de forma positiva as decisões na vida e no trabalho. Empresas que investem no desenvolvimento de habilidades humanas, apresentam um grande diferencial competitivo no mercado.
O pote de ouro das empresas
As competências socioemocionais (também conhecidas como Soft skills) são tema de diversas matérias em jornais e revistas de negócios. Um grande exemplo é o jornal Estadão, que afirma que as competências socioemocionais são o pote de ouro do mercado de trabalho. A afirmativa é válida se pensarmos em uma empresa cujos profissionais vivenciam um ambiente de trabalho harmônico e relações interpessoais saudáveis. Imagine ser atendido por um profissional que ama o que faz, que recebe treinamentos e se sente valorizado na empresa. É bastante provável que essa pessoa consiga desenvolver as competências necessárias para fazer um atendimento humanizado, atencioso e empático.
O futuro do trabalho são as Competências Socioemocionais
Estamos falando de um planeta com aproximadamente 9 bilhões de pessoas! Imagine todas essas pessoas vivendo harmoniosamente. Parece um sonho não é? Estamos trabalhando em um mercado que não preza pela ética e que incentiva a competição entre as pessoas, mas isso não é uma opção para o futuro. As competências socioemocionais estão aí para provar o quanto precisamos ser mais humanos, sociáveis, éticos e gentis uns com os outros porque o mundo realmente precisa disso. Desenvolver habilidades sutis é imprescindível para que possamos viver num mundo cujo futuro é mais saudável e promissor do que as gerações anteriores conheceram. Não precisamos construir um mundo melhor para as pessoas. Precisamos ser pessoas mais conscientes e melhores para o mundo e para nós mesmos. O futuro é tecnológico, mas desenvolver as competências socioemocionais é necessário porque o futuro do trabalho é humano. Estamos falando de um mundo mais colaborativo, solidário, empático. Um mundo mais feliz e saudável para todos.
O que esperar do futuro?
O Futuro do trabalho são as competências socioemocionais porque o mundo precisa, cada vez mais, de humanidade! É por essa e outras razões que posso afirmar (com plena consciência) que o futuro da humanidade e o futuro do trabalho são as competências socioemocionais.
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