
É comum fazer escolhas e errar de vez em quando. O problema é quando você não consegue mais voltar atrás. Alguns erros comuns são referentes a:
- Escolher a vaga por conta da proposta salarial atrativa;
- Perceber, após a contratação, que o jeitão de ser da empresa não tem nada a ver com seus valores e motivações;
- Não se adaptar ao estilo de liderança de um superior imediato;
- Não concordar com a estratégia do negócio ou ver discrepâncias entre o que a empresa pratica e o que você acredita ser o certo;
- Não ter aderência à missão, visão e valores da organização para a qual aceitou trabalhar.
Você provavelmente está cometendo algum desses erros ou já os cometeu alguma vez na vida porque eles são muito comuns. Algumas dessas decisões precipitadas podem atrapalhar sua recolocação em outra empresa e reduzir suas chances de encontrar um novo emprego e ter o crescimento profissional que você deseja, mas calma! Para tudo há uma solução.
Soluções possíveis para destravar sua carreira
Quando oriento meus clientes e alunos que estão em recolocação, sempre indico que tentem integrar todas as experiências profissionais, sem excluir informações do histórico de carreira. Essa é a forma mais “orgânica” de vender sua imagem profissional, porém alguns erros podem exigir muito mais energia para criarmos uma justificativa verídica e plausível para explicar ao mercado o porquê daquela decisão ruim. Em último caso, consideramos retirar a experiência indesejada do currículo, mas a ideia é contarmos sua história de forma que o erro seja apenas um aprendizado na sua jornada profissional.
Basicamente, o que fazemos é compor uma estratégia para sua recolocação que diga ao mercado: “olha, eu tive um pequeno desvio de carreira aqui, por um motivo x, mas isso me serviu de aprendizado. Agora já estou mais experiente, veja só os novos resultados que conquistei”. Desta forma, é possível integrar sua vivência profissional (que é parte da sua vida) e mostramos o seu progresso ao aprender com seus erros e isso pode até se tornar um diferencial para você! Nós do RH sempre valorizamos pessoas maduras e com experiência (e nada disso tem a ver com a sua idade, tá?).

Artigos Relacionados
0 Comentários