O ambiente turbulento da economia mundial e brasileira traz como consequência a descrença em desenvolver planos estruturados de negócios e usar gestão estratégica como ferramenta de administração, para o empreendedor ou para o administrador.
Há diversas forças que atuam nos mercados das organizações impondo-lhes mudanças que exigem planejamento, administração e controle. A globalização, a revolução tecnológica, a inovação, a “explosão” de novos produtos e serviços que utilizam recursos organizacionais e a velocidade das decisões.
A estratégia empresarial é presente na tomada de decisões das organizações.
A gestão é um processo onde as pessoas formalmente encarregadas da organização (global ou de certa parte) tentam dirigir, guiar e orientar aquilo que ela faz ou que se faz na organização.
A estratégia é o processo em que se determina o posicionamento da empresa no mercado decidindo que produtos são produzidos e para quem. Refere-se ao modo como o sistema coletivo, chamado organização, estabelece e, se necessário, muda a sua orientação básica.
Enfim, o processo de gestão estratégica, analisa a relevância das empresas considerarem frequentemente as forças causadoras de mudanças, suas tendências e impactos, que exigirão formulação de estratégias e competências para adicionar valor ao negócio.
Referências bibliográficas
BRUGNOLO, Mariano F. Gestão estratégica de negócios. Editora Saraiva, 2018.
GONÇALVES, Victor da C.; CASTRO, Luís Mota de; FELÍCIO, J A. Gestão Estratégica. Grupo Almedina (Portugal), 2017. E-book. ISBN 9789896942588.
Professora Lana Rodrigues da Costa Farias, Administradora, Formação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos. MBA em Gestão de Pessoas. Mestra em Administração. Doutoranda em Administração. Professora da Pós-Graduação em Sustentabilidade Empresarial e Responsabilidade Social.
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